O que é o Tarô Terapêutico?

Atualizado: Mai 24

Senti em escrever este texto na tentativa de ressignificar o caráter místico (misterioso) que envolve o mundo dos tarôs. Há muitas crenças equivocadas em relação à utilização das lâminas dos oráculos, de toda forma estes receios são válidos devido ao uso inconsciente/equivocado das cartas.


Os tarôs têm função terapêutica quando são confeccionados, como também manipulados por seres despertos e de forma consciente. O uso consciente das cartas, com fins nobres (com boa intenção e para autoconhecimento), realmente tem função terapêutica e curativa. Mas, ninguém cura ninguém, toda cura é uma autocura, pois a maioria de nossos desequilíbrios e doenças são provenientes da desconexão com nossa essência divina.


Não utilizo os oráculos com objetivo divinatório e sim para ampliação de consciência amorosa (os oráculos têm o poder de revelar o futuro, mas trabalho com o aqui e agora, único tempo em que podemos realmente viver). Tiro a ‘Sintonia do Momento’: que é uma guiança, uma orientação sábia à alma do cliente (sempre visando o momento presente). Abro a sintonia do cliente e sinto qual tarô cabe ao seu momento atual (também dou liberdade para o cliente escolher o oráculo), solicitando auxílio aos seres divinos para que a orientação venha de forma clara, objetiva e curativa.


Se usados de forma séria, compreendo os oráculos como um caminho de autoconhecimento, pois eles evidenciam a luz e sinalizam aspectos que ainda estão na sombra e de forma inconsciente ao cliente (eles têm o poder de revelar o inconsciente). Muitas cartas mostram nuances da personalidade que ainda precisam ser trabalhadas e amadurecidas, para assim serem transmutadas, curadas e integradas aos nossos registros akáshicos. Oriento ao cliente o estudo e aprendizado do conteúdo da lâmina (tiro apenas uma única carta, compreendo que menos é mais), este estudo pode ser por um período curto ou mesmo longo de tempo, depende de cada indivíduo, tendo em vista que somos seres singulares.


Em muitas vezes, uma única carta abre um período de aprendizado sobre a