Ewa - A Deusa Selvagem - A coragem e a beleza da caçadora das matas virgens


O décimo primeiro arcano enumerado do Taro dos Orixás é Ewá, que está relacionado à carta "A Força" do Tarô tradicional e nos mostra a vontade superior que domina o mundo material e a força interior que é capaz de vencer qualquer obstáculo.

Ela representa o poder mental que atua sobre as forças físicas e sua conotação espiritual está na percepção da fonte inesgotável de energia e da fortaleza que reside em cada um de nós. Sinaliza sucesso se houver dedicação sincera e promete o reconhecimento após um longo período de esforços empreendidos em algum objetivo.

Percebemos que essa carta sempre inclinará para que nos lembremos de nossa parte animal/irracional, que pode e deve ser controlada para não sofrermos. Não devemos "matar" nossos instintos ou reprimir nossos desejos primitivos, mas sim ter consciência deles para elaborá-los com maior clareza interior.

Conscientiza-nos sobre a necessidade de transformar o poder do desejo ardente em uma vontade sincera, ou seja, transcender o instinto e elevá-lo.

Ewá traz a certeza de que temos resistência para permanecer seguros diante de um obstáculo e condições de cumprir uma tarefa até sua conclusão.