CURIOSIDADE/REFLEXÃO - 1 de Maio - Dia do Trabalho

Os códigos de ética e, principalmente, as normas de conduta há muito tempo estão presentes na vida das organizações. Estes instrumentos refletem e, ao mesmo tempo, evoluem com o contexto sócio-cultural no qual se inserem. Foucault (2009/1975), durante levantamento de materiais para elaboração de uma de suas obras, encontrou as normas de conduta da tecelagem norte americana Amasa Whitney, sediada em Winchendon, Massachusetts. Estas normas estavam vigentes em 1830 e explicitam as relações de trabalho características da Revolução Industrial. Nota-se uma visão reducionista do ser humano, o trabalhador é tratado como - "mãos" - em alguns dos 16 itens que compõem o documento, transcrito na sequência.


1. A fábrica entrará em operação dez minutos antes do nascer do sol em todas as estações do ano. O portão será fechado dez minutos após o pôr-do-sol de 20 de março a 20 de setembro, e 30 minutos depois das 8 horas da noite de 20 de setembro a 20 de março. E nos sábados ao pôr-do-sol.


2. Será solicitado a cada pessoa contratada que esteja no local para o qual foi designada, na hora mencionada para que a fábrica comece a funcionar.


3. As mãos não têm permissão para deixar a fábrica nas horas de trabalho sem consentimento do seu capataz. Caso façam isso, ficam passíveis de ter sua jornada prorrogada.