Como cuidar da sua Criança Interior

Atualizado: Jun 7

Deixe o passado passar, todos temos o poder de nos desprogramar de antigos padrões neurais e comportamentais. Podemos deixar algumas situações, como se abríssemos mão de uma vida passada, mas para isso é preciso honrar tudo como foi, agradecer à oportunidade de crescimento e aprendizados proporcionados por essas experiências. Siga e deixe o resto para trás.


A sua Criança é você pequenininho, sua parte mais alegre e preciosa, é quem nunca podemos deixar morrer em nós. A criança rege o nosso inconsciente e todas as emoções que nele habitam. As emoções reprimidas, especialmente raiva, medo, culpa, vergonha e frustração, quando não expressas e elaboradas adequadamente podem resultar em uma profunda tristeza ou mesmo somatizar no corpo físico como doenças diversas. De uma forma equivocada aprendemos a suprimir essas e outras emoções tidas como "negativas", considerando-as “não espirituais”.


Separe um tempo diário para se conectar com sua Criança Interior. Nossa criança necessita ser tratada como um filho, temos o poder de ser pai e mãe da nossa própria criança. Essa criança precisa ser vista, honrada, protegida e amada incondicionalmente, independente de seus eventuais "erros cometidos", pois geralmente ela carrega altas doses de carência e nem sempre recebeu na infância o que lhe era necessário em termos de nutrição afetiva.


Permita que a sua criança receba o seu próprio amor e cuidado. A criança não fica contente com críticas ou condenações de nossa parte, todas as emoções reclamam ser sentidas e acolhidas, não há necessidade em sentir medo ou vergonha -  negar nossos próprios sentimentos não nos auxilia a avançar. Permita que essa parte de você tenha todas as emoções (mesmo as ditas não-boas), a ame e a apoie nessa experiência de autoamor.


Aqui não cabe um julgamento aos nossos pais ou cuidadores e como procederam conosco em nossa infância, tendo em vista que todos deram o que tinham para dar e fizeram o seu melhor, conforme aprenderam e sabiam fazer. Agi